quinta-feira, 14 de maio de 2015

ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA?!

 

São os dizeres antigos, que jamais perderão espaço, que costumamos usar como comparativo de situações.
Eis um cabível para a questão que exponho:

"Não há um mal que não traga um bem."

Como muitos sabem, ontem (13/05/2015) das 18:00 às 00:00 horas, no CREAP, aconteceu a Audiência Pública Sobre a UHE Canto do Rio.
Exatamente dos quase 11.000 habitantes, 171 pessoas compareceram.
Entre os presentes o Administrador Público, alguns Vereadores e Secretários - inclusive o Secretário do Meio Ambiente. Se entraram calados, saíram mudos. Cuido que as "autoridades" tinham seus motivos para se manterem inaudíveis.
Durante as perguntas, foi respondido pelo superintendente substituto do IBAMA/MA, Ricardo José Sá Fortes de Arruda, que mesmo tendo apoio claro de Tasso Fragoso e Santa Filomena, na liberação da Certidão de Uso e Ocupação do Solo, precisaria que Alto Parnaíba também o fizesse, para que fosse liberada a LP (Licença Prévia). Na falta de um dos municípios, a Licença Prévia não seria emitida pelo IBAMA.
Até o mês passado, o que se ouvia de algumas "autoridades" é que eram contrárias à emissão da Certidão. Mas como diz o ditado: "Quem cala consente." Creio que está explicado o zíper na boca durante a Audiência.
Contudo, segundo informações de terceiros, que ouviram do Gestor Público, essa decisão foi tomada pela população altoparnaibana. Conta que foi feita uma pesquisa onde o cidadão respondia, além de outras "cozitas mais", se era favorável ou contrário à construção da UHE Canto do Rio. Daí a decisão, segundo a pesquisa, da maioria que foi favorável à construção.
Eis o bem de toda essa questão! A Administração consultando a população?! 
Não importa se a pesquisa é válida ou não. Foi aberto um precedente. O que interessa é que daqui para frente, não somente quando for do seu interesse, e a população espera, o Administrador continue consultando a opinião pública, antes de decidir em que e com quem gastar o Nosso Dinheiro
Neste caso avigoro ...
... "Não há um mal que não traga um bem."

Um abraço.
Até Breve.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário